Análise de Microdados Brasileiros usando o R

Aprenda a coletar, tratar e apresentar dados das principais bases de dados brasileiras utilizadas por estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na avaliação de políticas públicas.

Comece agora mesmo aproveitando uma condição especial e parcelando em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito.

Do Zero ao PRO

19 módulos, 24 meses e mais de 50 horas de aulas online

Teoria e Prática

Todas as aulas contém atividades práticas

Laboratórios de R

Exercícios práticos para fixar o conhecimento de R

Códigos Prontos

Baixe os códigos e aplique em seu desafio atual

Por que você deveria dominar Análise de Microdados Brasileiros usando o R?

Automatizar o acesso às principais bases de dados brasileiros

Dominar o tratamento de bases como PNAD, CAGED e Bolsa Família, etc.

Aumentar a percepção de valor das suas entregas profissionais

Ganhar tempo para realizar análises mais aprofundados dos dados

Para quem este curso é indicado

Este curso é indicado a quem deseja se especializar em análise de microdados brasileiros usando uma linguagem de programação para automatizar o processo de coleta, tratamento e apresentação de seu trabalho.

Você desenvolverá a habilidade de lidar com as bases de dados brasileiras como PNAD, Bolsa Família, Celso Educacional, etc.

Com o objetivo de sanar qualquer dúvida, você terá acesso a suporte individual a partir da nossa plataforma exclusiva do aluno.

Estudantes de Graduação

Mesmo ainda na graduação, sem experiência com programação, você já pode se diferenciar dos seus colegas ao investir em sua futura carreria em ciência de dados.

Professores e Acadêmicos

Utilize o poder das linguagens de programação mais modernas do mercado como o R para produzir trabalho acadêmicos com mais facilidade e agilidade.

Profissionais de Mercado

Chega de lidar com planilhas Excel confusas e tarefas repetitivas. Ao dominar Ciência de Dados, você ganha o poder de automatizar as tarefas repetitivas do seu dia-a-dia.

Este pacote de treinamentos não possui pré-requisitos

Sem pré-requisitos, os treinamentos são indicados para pessoas sem experiência prévia com programação. Todo o passo a passo será coberto, desde a instalação de programas até os ítens mais avançados.

O que você aprenderá no curso

Reunimos os conhecimentos necessários para você dominar as bases de microdados brasileiros sem precisar de nenhum outro curso adicional.

Linguagem R

Você entrará no mundo tidyverse, a evolução da linguagem R através de uma introdução qualificada a poderosos pacotes construídos exclusivamente para lidar com coleta, tratamento, análise e apresentação de dados.

Microdados Brasileiros

Você aprenderá a coletar, tratar e apresentar dados das principais bases de microdados brasileiros (como PNAD, CAGED e Bolsa Família, etc) de forma automatizada com auxílio da linguagem R.

Professores

Vítor Wilher

Vítor Wilher

Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Data Science pela Johns Hopkins University e um dos professores pioneiros na oferta de Cursos de R no Brasil. Seu curso de Introdução ao R teve mais de 30 turmas e formou milhares de alunos no país. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. Atualmente, é Sócio-fundador da Análise Macro e Palestrante.

Vítor Wilher

Vítor Wilher

Bacharel e Mestre em Economia, pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Data Science pela Johns Hopkins University e um dos professores pioneiros na oferta de Cursos de R no Brasil. Seu curso de Introdução ao R teve mais de 30 turmas e formou milhares de alunos no país. Sua dissertação de mestrado foi na área de política monetária, titulada "Clareza da Comunicação do Banco Central e Expectativas de Inflação: evidências para o Brasil", defendida perante banca composta pelos professores Gustavo H. B. Franco (PUC-RJ), Gabriel Montes Caldas (UFF), Carlos Enrique Guanziroli (UFF) e Luciano Vereda Oliveira (UFF). Já trabalhou em grandes empresas, nas áreas de telecomunicações, energia elétrica, consultoria financeira e consultoria macroeconômica. Atualmente, é Sócio-fundador da Análise Macro e Palestrante.

Programa do curso

O curso de Análise de Microdados Brasileiros usando o R foi criado a partir da demanda e feedback pensando em atender uma demanda crescente de estudantes e profissionais de mercado que precisam lidar com microdados brasileiros.

R para Análise de Dados

Seção 01 – Apresentação do R, do RStudio e do RMarkdown
O professor fará nessa seção introdutória uma apresentação do R, do RStudio e do RMarkdown. Será mostrado como instalar os programas e pacotes necessários para avançar no curso. Além disso, também será mostrado como irá funcionar o suporte do Curso.

Seção 02 – Introdução ao mundo tidyverse
Nessa seção, o professor fará uma exposição geral sobre data science e sobre os pacotes disponíveis em cada uma das etapas de coleta, tratamento, análise e apresentação de dados dentro do universo tidyverse.

Seção 03 – Importação de Dados

  • Importando dados com o pacote readr
  • Importando dados com o pacote readxl
  • Extra: Importando dados com pacotes brasileiros (BETS, SidraR, ecoseries e rbcb)

Seção 04 – Tratamento de Dados

  • O pacote tibble
  • O pacote tidyr
  • O pacote dplyr
  • O pacote lubridate

Seção 05 — Visualização de Dados
Nessa seção, o professor fará uma introdução ao pacote ggplot2, um dos mais utilizados atualmente para visualização de dados. Além disso, a seção cobre exemplos práticos detalhados de como utilizar o ggplot2 para construir:

  • gráficos de linha
  • gráficos de linha com pontos
  • gráficos de correlação
  • gráficos de correlação com círculos
  • gráficos de barra
  • gráficos de barra empilhados

Seção 06 – Programando no R

  • O pacote magrittr e o operador %>% (pipe)
  • Estruturas de Dados (Extra)
  • Funções (Extra)
  • Loops e o pacote purrr

Seção 07 – Modelagem

  • Introdução à modelagem
  • Construindo modelos
  • Questões avançadas

Seção 08 – Comunicando resultados

  • Construindo seu primeiro documento RMarkdown
  • Integrando código e texto
  • Gráficos
  • Figuras
  • Criando um relatório completo em RMarkdown
  • Criando uma apresentação completa em RMarkdown

Análise de Microdados Brasileiros usando o R

Seção 01 – Por que usar o R para lidar com microdados brasileiros?
Essa seção motiva o usa da linguagem R para lidar com bases de dados tipicamente utilizadas por estudantes e pesquisadores, como PNAD, Bolsa Família, Celso Educacional, etc. A seção explica as diversas facilidades da linguagem, explora alguns dos principais pacotes necessários para tratamento de dados, bem como mostra porque hoje dominar esse tipo de ferramenta é fundamental para a análise de dados.

Seção 02 – Extração, tratamento e visualização de dados da PNAD Contínua
Essa seção mostra um tutorial prático de como obter os dados de uma das principais pesquisas brasileiras, a PNAD Contínua, com o uso do R. Além disso, são explorados diversos aspectos da pesquisa através de funções específicas do R para lidar com grandes bases de dados e a possibilidade de visualizar esses resultados.

Seção 03 – Análise de dados do CAGED
O CAGED é uma importante base de dados nacional, trazendo muitas informações sobre o nível de emprego e suas flutuações. Nessa seção, vamos explorar pacotes como o data.table para lidar com os principais aspectos da pesquisa, bem como visualização dos resultados.

Seção 04 – Visualizando dados da RAIS
Apesar de termos um exercício só sobre o CAGED, os seus dados são disponibilizados em conjunto com toda a RAIS, logo podemos extrair mais informações sobre o mercado de trabalho do que apenas admissões e demissões, utilizando a mesma base do exercicio anterior.

Seção 05 – Acessando dados do DATASUS
DATASUS é um conjunto de bases de dados relativas ao sistema de saúde brasileiro, sendo muito importante para a análise estatística de diversas características da saúde da população. Nessa seção, ensinamos a acessar e visualizar os dados dessa base.

Seção 06 – Acessando dados eleitorais brasileiros
Os principais dados referentes a eleições recentes podem ser encontrados no site de dados do TSE. Nessa seção, ensinamos a coletar esses dados de forma manual e utilizando o pacote `electionsBR`.

Seção 07 – Acessando dados do censo escolar
Os dados do censo escolar, assim como outras bases de microdados referentes à educação no Brasil, podem ser acessados diretamente em formato CSV no site do INEP. Nessa seção, ensinamos os alunos a utilizarem o pacote `disk.frame` para retirar informações úteis dessa base de dados.

Seção 08 – Acessando dados do IDEB
Nessa seção, fazemos uma análise comparativa dos dados do IDEB, o principal indicador qualitativo da educação brasileira.

Seção 09 – Acessando dados do censo demográfico
Nessa seção, fazemos um exercício utilizando dados do Censo brasileiro.

Seção 10 – Análise de dados de combustíveis no Brasil
Nessa seção, mostramos como trabalhar com preços de combustíveis ao redor de municípios brasileiros.

Seção 11 – Análise do Bolsa Família
O Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda do mundo e conta hoje com uma vasta base de dados disponível. Nesse exercício, fazemos uma análise exploratória de diversos aspectos do programa.

Certificado de 120 horas para uso no seu trabalho ou universidade

Os alunos inscritos no Curso têm acesso a Certificado de 120 horas para fins de atividades complementares de cursos de graduação ou pós-graduação, bem como na sua empresa. Para ter acesso ao certificado, o aluno deverá entregar o Trabalho de Conclusão do Curso.

Como estudar o curso

Aprenda a teoria sobre o tema

Separe de 30 minutos a 1 hora por dia para estudar a teoria através das vídeo-aulas.

Aplique o aprendizado na prática

Implemente as tarefas diretamente em seu computador para fixar o conhecimento

Tire suas dúvidas individualmente

Através do chat exclusivo do aluno você poderá tirar todas as suas dúvidas com o professor

Crie seus próprios trabalhos

Implemente os trabalhos propostos e receba nosso feedback .

Investimento neste curso

Garantimos seu dinheiro de volta por até 7 dias

R$799(ou 10x de R$79,90)

Vagas Limitadas. Aproveite antes que esgotem.

compra 100% segura

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Investimento neste curso

Garantimos seu dinheiro de volta por até 7 dias

R$1598(ou 10x de R$149,70)

Inscreva-se no formulário abaixo e faça parte do Grupo VIP do WhatsApp onde divulgaremos uma condição especial de inscrição no próximo dia 23/06.

Dias
Horas
Minutos
Segundos

Perguntas Frequentes

Quais são as formas de pagamento?

Você poderá realizar sua matrícula através de boleto bancário ou cartão de crédito, podendo parcelar em até 10x sem juros no cartão de crédito.

Posso fazer mesmo sem saber programar?

Esta oferta foi desenhada exatamente para as pessoas que nunca tiveram relação com linguagem de programação, mas desejam dar um upgrade na carreira.

Quanto tempo posso acessar o conteúdo?

Você terá até 24 meses para ver quantas vezes quiser os conteúdos dos cursos.

Como eu faço para tirar minhas dúvidas?

No próprio site há uma plataforma exclusiva para tirar dúvidas direto com nossa equipe o professor Vítor Wilher. Você estará sempre acompanhado durante sua jornada.